Reunião de 22-11-2012

Decorreu mais uma sessão semanal de Astronomia.
Deste vez estivemos a estudar e a construir relógios de sol horizontais.
Um relógio de Sol serve muito mais para nos ajudar a entender a mecânica celeste que propriamente para mostrar horas. Para isso temos uma variedade de relógios mais precisos e confiáveis, que funcionam independentemente do Sol.
A construção de relógios de Sol pode ser um poderoso aliado no ensino dos movimentos aparentes do Sol, no entendimento das estações do ano, da excentricidade da órbita da Terra, da velocidade da Terra na sua órbita e dos pontos mais notáveis desta órbita e é um forte elo entre a teoria e a prática na perceção destes fenómenos .
Existem um a enormidade de modelos de relógios.
A escolha do modelo mais adequado deve levar em conta a latitude onde será utilizado 8entre os trópicos, na faixa compreendida pelos trópicos e os círculos polares ou acima dos círculos polares).
Podemos ainda escolher entre dois grupos: os que usam a sombra de um indicador e os que utilizam a imagem do Sol.
Alguns relógios de sol são tão simples, que podem ser construídos em sala de aula com os materiais ali disponíveis. Vários modelos podem ser feitos com materiais descartáveis. Outros podem requerer um pouco mais de recursos e cálculos e no topo da lista alguns podem exigir projetos e investimentos grandiosos, e servem como monumentos ou ornamento de praças e jardins.
Quase todas as grandes cidades do mundo possuem relógios de Sol, alguns construídos há centenas de anos, por astrónomos ou matemáticos ou físicos famosos.
Em primeiro lugar, temos que ter em mente que um relógio de Sol mostra sempre a Hora Local, e nossos relógios indicam a Hora Legal. Enquanto a Hora Legal abrange largas faixas de longitude, definidas politicamente, a Hora Local é determinada especificamente para o ângulo da longitude local, medido a partir do meridiano de Greenwich.
Para se obter as horas correctas do relógio comum, devemos utilizar um mapa e determinar as nossas coordenadas.
Depois a partir da longitude, calcula-se a Hora Local e encontra-se a diferença para a Hora Legal. Este valor será utilizado para fazer as correções de leitura do relógio. Depois deveremos fazer ainda a correcção da hora de verão ou de Inverno e a correcção a partir da equação do tempo.
Para fazer esta correção a tabela da Equação do tempo este deve estar disponíveis ou ser parte integrante do relógio.
 
Foi à volta destas discussões que passamos a nossa tarde de astronomia tendo ficado o compromisso de na próxima sessão iniciarmos o projecto de construção de um relógio de sol no exterior da escola.